Marcadores

receitas (14)

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Momento: indicando dois filmes

Sou do time dos que amam Woody Allen, Pedro Almodóvar e filmes europeus.

Estou numa fase filmes non-stop. Abro um pequeno parênteses:  Este é o lado bom de ter tempo sobrando e a vida, sempre me dando uma lição, mostrando-me que devo ser Poliana em todos os momentos. Afinal, mesmo longe de tantos amigos queridos, da minha cidade maravilhosa, da minha mãe e amada família estou desfrutando de meus pequenos prazeres como nunca.

De volta ao meu momento cinéfila, de uns anos para cá comecei a exaltar não apenas os meus fellows Woody e Pedro, mas também os filmes italianos, os novos franceses, os argentinos e os espanhóis. Filmes que tocam minha alma, em sua maioria.

Recentemente vi dois espanhóis imperdíveis: "La cara oculta" e " Mientras duermes" , ambos tem um quê de Almodóvar, aquele lado sádico do ser humano acompanhado com algum transtorno mental, porque gente "normal" não age assim!

La cara oculta é um filme de Andrés Baiz, acompanhamos a história de Adrián (Quim Gutierrez), um maestro espanhol que vai  morar na Colômbia com a namorada Belén (Clara Lago) para uma temporada de um ano a frente da  orquestra local.

Após o suposto abandono de sa namorada, Adrián se envolve com uma garçonete Fabiana (Martina García), que rapidamente passa a morar com ele em sua imensa casa de campo, em uma paisagem dos sonhos!  
Após alguns dias, porém, Fabiana começa a desconfiar do desaparecimento de Belén e tudo pode estar ligado a estranhos eventos que ocorrem na casa.
Assim como em A Pele que Habito, o filme é repleto de idas e vindas no tempo, com direito a um importante flashback mostrando a vida da namorada Belén e sua relação com Ádrian e, também, seus flertes com uma das violinistas de sua orquestra. Aos poucos, vamos descobrindo os segredos do desaparecimento de sua namorada e em ótimo suspense a trama se desenrola. 
Mientras duermes (Enquanto você dorme) também é um suspense espanhol com direito a toda maldade possível de um ser humano com transtornos mentais nítidos e graves .
A trama é em cima de um zelador obcecado por Clara, uma jovem moradora do prédio que ele trabalha. 
Mentalmente perturbado e com tendências suicidas, o zelador César porta-se como um diretor de BBB dentro do prédio,  a par de todos os hábitos, horários e comportamentos de cada pessoa que passa por sua portaria.
O filme cria um envolvente clima de tensão e de curiosidade, pois só no final sabemos de fato dos objetivos do porteiro. E nos questionamos sobre a vulnerabilidade do ser humano, mostrando como uma pessoa desequilibrada pode  interferir de forma cruel e perturbadora em nossas vidas.


Um comentário: