Marcadores

receitas (14)

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Les Macarons






Os macarons são uma iguaria dos céus.  Uns docinhos com base de amêndoas que se desmancham na boca logo na primeira mordida. Sou perdidamente apaixonada por eles.

O sucesso do doce não é de hoje. Nascido na Itália, o macaron se origina da palavra maccherone, que quer dizer massa fina. No século XVI, o macaron foi levado para a França pela corte de Catarina de Médicis e sua receita era mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza. As primeiras a fazer os biscoitinhos na França foram as irmãs do convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy.

Paris me apresentou aos melhores macarons da minha vida! Muitas vezes, ia até a Champs Élysées só para tê-los em meus braços, ou melhor, na minha boca.  Très romantic!

No Rio, eu gostava muito dos do Traiteurs de France, um restaurante de dois franceses que estão em terra tupiniquim há mais de 30 anos. Aliás, toda a pâtisserie de lá é imperdível e altamente recomendada. Experimentei de tudo e sempre dava aquele sorriso prazeroso no final.  Eram momentos em que eu entrava em alfa.

Depois caí de amores pelo Le Vin. Era uma parada obrigatória, pelo menos uma vez por semana e às vezes eu me excedia por lá.

Uma amiga me disse, recentemente, em tom de aprovação: "os franceses redescobriram Copacabana". Só lamento por não estar perto vendo toda esta invasão. Ó vida!

Resolvi, então, encomendar a minha mãe os macarons do novo Le Paradis. Fiz uma lista trabalhosa em quantidade e sabores. Para minha surpresa, ela chega com as encomendas na mão em seis caixas escritas "Traiteurs de France". Frustração total. Afinal, eu esperava um passe direto ao paraíso do Le Paradis.
Perdoei minha mãe quando constatei que o Traiteurs continua excepcionalmente ótimo. O prazer dos prazeres!

O Le Paradis continua na minha lista de desejos e agora, também, a já tão conhecida La Durée que é uma das mais antigas confeitarias de Paris e com os melhores macarons do mundo, inaugurará a primeira filial em Sampa.  Vive la France!

3 comentários:

  1. Vive la France! Minha lista dos melhores: Carla Daudt, La Durée, Fauchon e agora o Paradis!

    Bisous,

    ResponderExcluir
  2. Bela crônica!!!
    Fico te devendo essa, Lívia.

    ResponderExcluir
  3. Ana, não se culpe! Depois ela reclama q está engordando...

    bjssssss

    ResponderExcluir