Marcadores

receitas (14)

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Risoto de funghi com shitake

O risotto que significa, literalmente, pequeno arroz é um prato típico da região do Norte da Itália, da Lombardia. Existe desde o século XI quando o sul da Itália era dominado pelos Sarracenos e esses trouxeram o grão usado para a preparação do risotto. A receita original de risoto surgiu em 1574.

Sou daquelas pessoas que ama risoto, talvez por isso tenha me infiltrado numa vera família italiana! Como boa cozinheira-gourmet, faço-o sempre por ser um prato simples e que agrada muito meus convidados de garfo. É bem verdade que ando sem convidados, atualmente... um perigo para a minha balança e do meu marido. Mas, o Pedro gosta de tudo e para este filho dá muito prazer fazer qualquer jantar, mesmo correndo risco de ganhar uns quilos extras e beber mais taças de vinho do que deveria.





Minha receita de risoto ao funghi com shitake - 3/4 pessoas



Ingredientes

350 gramas de arroz arborio
1 cebola
manteiga - 2 colheres de sopa
azeite - 1 colher de sopa
sal
pimenta do reino moída na hora
1 xícara de queijo parmesão ralado na hora
15 gramas de funghi secchi
1 bandeja pequena de shitake
1/2 litro de caldo de legumes (fervendo)
1 taça de vinho branco
1 colher de sopa de salsa picadinha

Como fazer?

Deixar os funghis de molho em água morna por uns 20 minutos, depois basta cortar os funghis e reservar a água. Em seguida, picar bem a cebola e levá-la à panela com 2 colheres de sopa de manteiga e 1 de azeite, deixar a cebola por uns 5 minutos (não é para dourá-la).
Colocar o arroz e mexer bem, acrescentar o funghi picado e em seguida o vinho branco, mexer. Deixar o vinho evaporar e acrescentar a água  que os funghis estavam de molho (sem a terra), mexer sempre. Quando a água estiver quase seca, abaixe o fogo e acrescente 2 conchas do caldo de legumes e os shitakes limpos e picados, mexer sem parar.  Fazer este processo por uns 20 minutos até o arroz estar al dente.Colocar um pouco de sal e pimenta do reino. No final colocar a salsa picadinha e o queijo parmesão. Mexer bem e apagar o fogo. Testar o tempero, servir e bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário