Marcadores

receitas (14)

domingo, 17 de março de 2013

QUIBE DE PEIXE COM SALADA DE PEPINO E IOGURTE

Estou vivendo intensamente a felicidade na cozinha!

Fiz estas duas receitas bem saudaveis e rapidas. 

Super aprovadas pelos meus criticos gatronomicos: marido e filho. Ja o outro filho nao valoriza este dote da mae, mas um dia vai!







  • QUIBE DE PEIXE


Como fazer o quibe:

Ingredientes:


500g de pescada limpa
½ xícara (chá) de coentro
3 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de trigo para quibe
½ xícara (chá) de água
Raspas de 1 laranja pequena
Raspas de 1 limão
½ xícara (chá) de nozes picadas
Sal e pimenta-síria (a gosto)
2 cebolas 
1 pitada de açúcar
5 colheres (sopa) de azeite 
Gomos de limão para acompanhar

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). No processador de alimentos, bata os filés de peixe com o coentro. Se não quiser usar o processador, pique bem com uma faca. Reserve. Numa tábua, corte a cebola em metades, no sentido do comprimento, e depois em fatias bem finas, para formar meias–luas. Leve uma frigideira antiaderente média ao fogo baixo. Regue com 1 colher (sopa) de azeite. Junte a cebola e tempere com uma pitada de sal e outra de açúcar. Deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando, até caramelizar a cebola.

Deixe o trigo de molho por 20 minutos e depois escorra bem. Transfira o trigo para uma tigela. Junte o peixe, a água, as raspas de limão e laranja, as nozes e a cebola dourada. Tempere com sal e pimenta-síria. Misture bem. Unte uma forma refratária com 1 colher (sopa) de azeite. Cubra o fundo da forma com a massa do quibe, aperte e alise a superfície com a mão molhada. Com uma faquinha, risque o quibe desenhando losangos. Regue a massa com 3 colheres (sopa) de azeite. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 30 minutos. Sirva o quibe frio ou quente, acompanhado da salada de pepino e iogurte e de gominhos de limão.




  • SALADA DE PEPINO COM IOGURTE E HORTELA


Ingredientes:
2 pepinos japoneses
1 copo de iogurte natural
1 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
15 folhas de hortelã

Modo de preparo:
Lave e seque bem o pepino e as folhas de hortelã. Sobre uma tábua, usando um mandolim (ou com uma faca), corte o pepino japonês em rodelas bem finas. Com a faca, corte também as folhas de hortelã em tirinhas finas. Reserve. Numa tigelinha, misture bem o iogurte e o azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Junte o  hortelã e as rodelas de pepino e misture bem. Sirva a seguir, acompanhando o quibe de peixe.


Um comentário:

  1. Livinha, nunca tinha ouvido falar de quibe de peixe. Deve ser uma delícia (porém não deve ser fácil).

    Bisous,
    Silvie

    ResponderExcluir